O Gino e sua História

O romance de dois jovens Elge Piacesi e Gino Calvi, ela brasileira, a passeio, ele italiano, morando em Roma, tem inicio na Estaçao Ferroviária de Roma em 1951, quando ela, atrapalhada com suas malas, vê surgir à sua frente, inesperadamente, o solicito e insinuante "Gino".Nao dominando os arroubos do coração, Giacinto foi minando as resistências de Elge.

Não se brinca impunemente com o coração! Ela retornou ao Brasil sem, no entanto, perder o contato, que passou a ser feito através de cartas. A distância, ao invés de atenuar, agravou a situaçao romântica e Gino veio atrás de "sua brasileirinha", vencendo as dificuldades familiares e burocráticas, para concretizar seus sonhos, casando-se em abril de 1952. Este é o amor que vence tudo! 

Após experiência profissional em empresas como Olivetti, Creditur e outras, no Rio de Janeiro, estabeleceu-se definitivamente em Barbacena onde, em 1957,  inaugurou sua primeira casa.

Assim surgia o Gino's Pizzaria, no centro de Barbacena. A casa trazia uma decoração inovadora, que a distinguia de tudo que existia na época. Garçonetes uniformizadas e simpáticas (quem diria, pois mulheres eram figuras raras em bares!) encarregavam-se do atendimento, enquanto Gino Calvi, recém-chegado da Itália, dava o tom do que viria a ser a coqueluche do momento.

Aos poucos, a cidade foi absorvendo as diferenças e as pessoas passaram a fazer do Gino´s Pizzaria o ponto de encontro mais badalado da cidade, onde eram saboreadas as novidades absolutas em Barbacena: a pizza e a caipirinha.

Bem, o tempo foi passando e, com ele, foram chegando outras "novidades": calça jeans, mini-saia, Beatles, cabelos compridos...

Logo, logo, o Gino´s Pizzaria ficou pequeno para tanta badalação. A resposta foi a construção, em 1967, alguns metros rua abaixo, de um complexo gastronômico e de lazer que recebeu o nome de Restaurante, Churrascaria e Pizzaria Gino´s il Candelabro, em homenagem ao famoso filme-ícone da época, "O Candelabro Italiano".

A nova casa ampliou fortemente seus serviços, passando a servir também massas variadas de fabricação própria e toda a cozinha mineira e internacional da época. 

Desde então, o Gino recebe gerações de homens, mulheres, artistas e políticos, enfim, personalidades que ajudaram a construir a importancia sócio-cultural da casa em Barbacena e região.

Gino Calvi

Gino's i'l Candelabro
Gino's i'l Candelabro
Gino's i'l Candelabro
Gino's i'l Candelabro

Sobre Gino Calvi